Sistema Cadastrar Moedas

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Moedas Olímpicas - Parte I

Entre os temas escolhidos para organizar-se uma coleção temática, destaca-se o conjunto de moedas olímpicas, isto é, aquelas moedas que cada país sede dos jogos olímpicos emitem para comemorar, marcar e também ajudar a financiar os jogos.

O número de moedas emitidas pelos países sede tem aumentado consideravelmente ao mesmo tempo em que aumentam o número de países participantes, de atletas competindo e de modalidades esportivas em disputa.

Os jogos olímpicos ficaram parados durante a 2ª grande guerra, só voltando a serem disputados em 1948.

XIV - 1948 - Londres - Inglaterra

Tendo como sede Londres, constituindo-se nos XIV jogos olímpicos. Nos jogos ingleses nenhuma moeda foi emitida.

XV - 1952 - Helsinque - Finlândia

Os XV jogos tiveram sede na cidade de Helsinque. Esses Jogos foram marcados com a emissão de uma só moeda de prata de 500 Markkaa, com datas de 1951 e 1952

Prata 500 com diâmetro de 32 mm e 12 g.

XVI - 1956 - Melbourne - Austrália

Os seguintes XVI jogos foram realizados em Melbourne-Austrália, que não emitiu nenhuma moeda olímpica

XVII - 1960 - Roma - Itália

Os XVII jogos de Roma também não teve nenhuma moeda para comemorá-los.

VXIII - 1964 - Tóquio - Japão 

Os VXIII jogos de Tóquio foram marcados com a emissão de moedas de prata de 1964 com valor facial de 100 yen e 1.000 yen. Desta última moeda existem muitas falsificações.


Prata 900 com diâmetro de 35 mm e 20 g.


XIX - 1968 - Cidade do México

Os XIX jogos de 1968 foram realizados na cidade do México. Para comemorá-los foi emitida uma moeda de 25 pesos, que apresentou problemas na primeira edição. Foi verificado um erro no símbolo dos jogos olímpicos: o aro central estava abaixo do nível dos dois aros extremos. Essa cunhagem foi recolhida e substituída por outra com o erro corrigido, porém muitas moedas erradas estão nas coleções de muitos numismatas por todo mundo. A peça errada é conhecida como "aros rebaixados".


aros rebaixados

XX - 1972 - Munique - Alemanha

A escolha da sede para o XX jogos olímpicos de 1972 recaiu sobre Munique-Alemanha.
Nestes jogos iniciou-se o hábito da emissão de várias séries de moedas com datas anteriores a dos jogos e a última série com data coincidente com a data dos jogos. A primeira moeda emitida na Alemanha apresentou também problemas. Desta feita o problema foi de ordem diplomática. A então Alemanha Ocidental cunhou a 1ª moeda com a inscrição "XX jogos olímpicos da Alemanha (Deustchland). A Alemanha Oriental protestou, alegando que os jogos não seriam realizados na terra alemã, mas sim na Alemanha Ocidental (Budesrepublik). As moedas foram também recolhidas e alterada a inscrição, todavia sobraram muitas em várias coleções pelo mundo. Para marcar os jogos de Munique foram cunhadas 6 moedas de prata, com valor facial de 10 marcos e data de 1972





XXI - 1976 - Montreal - Canadá.

As XXI jogos de 1976 foram realizados em Montreal - Canadá. Foram eles marcados pela emissão de uma série de moedas de prata de 10 dólares e de 5 dólares, com datas de 73,74,75 e 76, além de uma moeda de ouro de 100 dólares com data de 1766.
















Em breve a Parte 2, não perca!

Um comentário:

  1. boa tarde, me chamo Henrique, moro na suíça e gostaria do seu sistema para catalogar minhas moedas.

    henriquemartins_4@hotmail.com

    ResponderExcluir